Psicoterapia
Psicoterapia Cognitivo-Comportamental
Consiste em uma psicoterapia estruturada, de curta duração, voltada para o presente, direcionada para a solução de problemas atuais e modificação de pensamentos e comportamentos disfuncionais. Temos centenas ou milhares de pensamentos por dia, e tais pensamentos descrevem as ideias ou entendimentos que temos a respeito de nós mesmos, dos outros e do nosso mundo pessoal, essas ideias podem ser entendidas como crenças
– por vezes, rígidas e severas, que padronizam a nossa maneira de pensar, sentir e agir.
Um dos objetivos da terapia cognitivo-comportamental é ajudar o paciente a se sentir melhor ao fim de cada sessão e deixá-lo em condições de ter uma semana melhor nos intervalos entre sessões.
Lista parcial de Transtornos tratados com sucesso pela Terapia Cognitivo-Comportamental:
- Transtorno de Ansiedade
- Transtorno de pânico
- Depressão
- Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)
- Transtornos de personalidade
- Transtornos alimentares
- Relacionamentos abusivos
- Amor patológico
- Luto complicado
Psicoterapia para Casais e Famílias com abordagem sistêmica
As famílias e o mundo estão mudando de maneira dramática nas últimas décadas, apesar da liberdade e do acesso imediato à informação que a era da tecnologia nos proporciona – a ausência de fronteiras, a interconexão cultural, ambientes sociais e de trabalho dinâmicos e de crescimento exponencial, e as concepções variadas de normalidade familiar, também vivemos um momento de vulnerabilidade, incertezas, complexidades e sentimentos ambíguos. Vivemos as variações nos formatos familiares e nos papéis de gênero e relações, uma crescente diversidade cultural – sociedade multicultural, a crescente disparidade socioeconômica e a mudança no curso da vida familiar. Sendo assim, as relações, por vezes, nos parecem voláteis e líquidas, e com certeza, o julgamento da normalidade tende a ser afetado. Na abordagem sistêmica, a percepção que temos das relações é que todos os envolvidos são igualmente responsáveis belo bem-estar coletivo. Um casal e uma família são entendidos como sistemas integrados e interdependentes, portanto, o papel de um psicoterapeuta na atuação com casais e famílias é propiciar, em um ambiente seguro, a interação e a reflexão dos níveis de satisfação nas relações.
Quando buscar a psicoterapia de casal ou familiar? Na presença dessas situações, por exemplo:
- Problemas conjugais
- Perda de confiança e lealdade
- Traição
- Conflitos emocionais
- Forte autoridade parental
- Desequilíbrio estrutural familiar
- Atribuição inconsciente de papéis
- Problemas de comunicação
- Reação desadaptativa às mudanças
- Processos de expatriação
- Passagem do ciclo vital