Seja sábio na arte da comunicação!

Seja sábio na arte da comunicação!

Seja sábio na arte da comunicação! 150 150 admin

 

Ser sábio na arte da comunicação é entender o que não é dito, no momento em que as palavras saem truncadas e representam o oposto do que é, de fato, ouvido. Trabalhando com casais nesses últimos meses, e principalmente os casais binacionais – brasileiros com alemãs (começando por mim) com canadenses, com indianos, com americanos, com chineses, com italianos, e com brasileiros – nosso país tem proporções continentais, o que me leva a pensar em diversas culturas em uma só, a nossa tão complexa cultura brasileira, o nosso jeitinho que é cheio de verdades não ditas, sorrisos no lugar de lágrimas, simpatia no lugar de dizer umas boas verdades, o sim quando seria por vontade um redondo NÃO, o ir querendo ficar, em outras palavras: não somos o preto no branco e ponto. Imaginem, nos misturando a outros, com suas próprias características e também, complexidade?! Uma colcha de retalhos na qual, se as palavras não forem ditas e expressarem nada mais além das verdades, que diacho de comunicação é essa?!

E trago essa questão, também ao mundo corporativo. Atuo não somente em consultório, mas no desenvolvimento de pessoas nas organizações, e presencio uma série de mal-entendidos devido a comunicação falha, ineficiente. Na tentativa de achar uma solução que ajudasse os meus clientes, pacientes e a mim mesma, tirando o peso do problema nas costas de pessoas e, o substituindo pelo alívio do foco na solução, apresento a vocês uma fala estruturada em cinco letrinhas – Q – O – I – C – A.

QUANDO? (Sabe aquele dia…Lembra da última vez em que…Nas nossas férias, no mês passado…)

O QUE? ( que você me pediu para…, que um cliente nosso, ligou dizendo…, que a sua mãe me contou…,)

IMPACTO NA RELAÇÃO? (pois é, isso trouxe um impacto muito positivo/ negativo para a nossa relação…, isso foi extremamente positivo/ negativo para o nosso negócio…)
CONSEQUÊNCIAS PARA A RELAÇÃO? (e como consequências positivas/ negativas, posso citar…)
AÇÕES PARA RESOLVER? (diante desse cenário…, nessa situação…, após o acontecido…, eu te pergunto: o que você consegue fazer para que isso não aconteça novamente? Quais ações você precisa tomar para que essa situação seja resolvida? Como você pretende fazer para que isso seja uma prática recorrente? …)
Se vocês estruturarem a queixa – ou até mesmo os elogios, a relevância é infinitamente maior! É um convite ao outro a pensar, estimula a reflexão. Sabem os temidos ou desconfortáveis “feedbacks” nas empresas? Se tornam assertivos e sem melindres, e além, cumprem a sua função.
Acreditem, aplico isso em tudo: no relacionamento a dois, em família, com amigos, parceiros de negócios, clientes, prestadores de serviços – para reforçar algo positivo ou modificar, adaptar algo negativo. Quando nos sentimentos acusados, a nossa postura é de defesa, tornamo-nos rígidos. Quando somos convidados a pensar, e percebemos que o Outro está em busca de soluções que facilitem o convívio social, ou a tarefa, nos sentimos importantes, nos percebemos relevantes ao Outro e em consequência, tornamo-nos participativos, em colaboração ao bem-estar coletivo.
Mude o foco do problema para a solução, da pessoa para a situação e voilá!
Pense positivo, se comunique com estrutura.
Priscilla Freund
#priscillafreund #psicologiapositiva #feedback #comunicaçãoassertiva  #coaching

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