Expatriação
Minha proposta é oferecer aos profissionais que têm a intenção, ou estão com mudança de país prevista, um acompanhamento profissional individual e/ou familiar para, além de amadurecer a tomada de decisão, tornar esse momento menos angustiante. Através de uma metodologia exclusiva que utiliza técnicas de Coaching e ferramentas internacionais de análise comportamental, desenvolvi um trabalho diferente de tudo que tem no mercado: preparar indivíduos ou famílias para tomar a decisão de expatriar da maneira mais assertiva possível, minimizando medos e angústias característicos da ansiedade do desconhecido.
Além das possíveis dificuldades de adaptação existem as inseguranças pessoais que são o choque cultural, dificuldade no novo idioma e no trabalho, relacionamento social, viajar sem a família e não atingir os objetivos esperados pela empresa, se for o caso de uma mudança por carreira.
Mudar de cidade implica em mudanças espaciais, físicas e fisiológicas. Mudar de país, é a soma de todas essas mudanças já descritas, acrescidas da sensação de perder a si próprio. O homem é o conjunto de suas experiências vividas sozinho, num grupo e numa terra. Há que ter em conta que a adaptação depende de diversos fatores, como é o caso das várias concepções de cultura, dos obstáculos comunicativos, da falta ou debilidade de políticas governamentais, das hierarquias sociais, das diferenças econômicas, entre outros.
Tomar decisões que implicam em consequências sozinhos, já não é simples. Decidir por si, e por uma família, é bem mais complexo. A falta de harmonia em casa impacta diretamente na adaptação ao novo país e consequentemente na performance do profissional, isso já seria uma razão única para evitar passar por uma situação conflitante, indo além, o prazer de voltar após um dia de trabalho não pode jamais ser substituído por crises conjugais, filhos infelizes e expectativas frustradas.
Isso pode nos trazer grandes sofrimentos e problemas psíquicos, como ansiedade e depressão e muitas vezes a ajuda de profissionais é determinante.
Como proposta o atendimento psicológico (online) oferece apoio para brasileiros em outros países e estrangeiros no Brasil (presencial ou online) que vivenciam o processo de imigração, mesmo que temporariamente.
Eu e minha equipe dispomos de mais de 20 anos de experiência multicultural e temos profissionais e famílias em países como: Chile, Peru, Uruguai, Estados Unidos da América, Portugal, Alemanha, Emirados Arabes Unidos, Taiwan e China. Já vivemos a experiência de estarmos longe dos nossos e por vezes, não reconhecermos as cidades pelas quais passamos por “nossas”, o que faz justamente ser a razão por zelarmos por esse bem-estar individual e familiar desde o primeiro momento.
O processo de adaptação em um outro país, como descrito ou percebido em casos de famílias que acompanhei não é fácil e temos que ter claro de que não existe imigração sem medo. Porém, essa experiência é riquíssima e tendo a possibilidade de lidarmos com questões pontuais, há a chance de se reinventar, de se modificar, de reaprender.
As motivações de ir para um país estrangeiro, são muitas e diferentes para cada um, entre algumas, cito as transferências internacionais por motivo de desenvolvimento de carreira, a possibilidade de viver o mundo acadêmico, aprender um idioma, explorar a riqueza cultural, viver um sonho de amor, ou a busca por melhor condição de vida, o equilíbrio entre as vidas pessoal e a profissional. Seja qual for o seu motivo, considere batermos um papo.
A equipe
Psicólogas apaixonadas pelo que fazem com ampla vivência em interculturalidade e atendimento psicológico a casais e famílias, tornam esse trabalho unico em todos os sentidos.