Como famílias estão administrando a rotina pessoal e profissional?
Que a pandemia está deixando as pessoas com os nervos à flor da pele, ninguém se arrisca em contrariar. Quem aí não deu uma surtadinha durante esses longos e duradores 12 meses (mais de 12 meses, na verdade). E está tudo bem! O importante é saber controlar impulsos, emoções e possíveis “descontroles”.
*
O isolamento tem causado vários sentimentos e muitos deles estavam escondidos atrás de uma rotina atribulada, em que o estresse era confundido por um transtorno de ansiedade. Uma compulsão alimentar estava sendo disfarçada por uma falta de tempo para uma alimentação adequada. Um distúrbio de sono estava sendo confundido apenas com uma noite mal dormida. Gastos excessivos, mudanças de humor, entre tantos outros sinais.
*
Eu poderia elencar várias outras questões que tratei em meu consultório nesse período, mas, acima de tudo, é preciso falar sobre COMO podemos solucionar essas questões.
*
Por isso, separei algumas dicas de como você pode encontrar caminhos para solucionar questões que surgem no dia-a-dia e, até mesmo, perceber que é o momento de buscar ajuda, de buscar uma psicoterapia.
*
- Tenha seu espaço físico separado para as rotinas do seu trabalho
- Estabeleça horários de início e fim das atividades profissionais
- Se o seu filho está em homeschooling, organize um horário diferenciado com líderes e colaboradores, assim você sabe que poderá realmente parar nesse horário para orientar seu pequeno
- Se permita fazer pausas durante o horário de expediente
- Pense positivo
- Permita-se chorar caso sinta necessidade
*
O mais importante é não segurar as emoções, coloca-las para fora e identificar as necessidades. A pandemia tem mexido com todos, desde rotina até hábitos, e isso pode ser tudo repensado sempre que preciso.
Com muito carinho,
Sua psicóloga Priscilla Freund.