Temas difíceis, sim. Mas não necessariamente conversas de brigas.

Temas difíceis, sim. Mas não necessariamente conversas de brigas.

Temas difíceis, sim. Mas não necessariamente conversas de brigas. 150 150 Priscilla Freund

Temas difíceis,
Conversas difíceis.
O que não significa ter que acabar em briga.

Não sei vocês, mas quando alguém diz que precisa conversar comigo…uuuui, sobe um frio na espinha, e o interruptor da ansiedade é ativado (tenho Transtorno de Ansiedade, lembram?).

Contudo, assumo o exercício de respiração diafragmática (tem vídeo meu ensinando e falando sobre essa técnica) e, após rapidamente checar os pensamentos automáticos que pipocam na hora e me deixam em angústia, lembro de COMO entrar e me manter na conversa sem tornar a conversa, uma briga. Te conto!
1.Evite usar expressões que assumam que o seu ponto de vista é óbvio, do tipo: “É claro que, obviamente, sem dúvida, com toda a certeza” e etc.

2. Evite a generalização, não use o SEMPRE e o NUNCA. Ponto.

3. Evite aconselhar, dizer o que fazer ou não, não assuma a postura de quem sabe tudo. Não use VOCÊ TEM QUE…VOCÊ DEVERIA…VOCÊ PRECISA PARAR COM ISSO OU AQUILO, experimente algo mais suave, como: “se EU estivesse na sua posição, possivelmente eu faria assim ou assado”…

4. Não use as etiquetas VOCÊ ou EU, nas falas, exemplo: “VOCÊ me faz sentir bla bla blá“, tente: “Falar sobre esse assunto ou, viver essa situação me faz sentir desse ou daquele jeito”.

5. Não ofenda. Não use adjetivos, exemplo: patético, ridículo, antiético, rude, grosseiro, entre outros. Tente inadequado, não esperado, uma “surpresa” inapropriado, entre outros. Não ridicularize.

6. Não faça caras e bocas, tampouco, desvie o olhar de quem vos fala. Além de desrespeitoso é agressivo.

7. E, de coração, poupe o Outro dos seguintes comentários: ” Não leve para o pessoal”, “Estou falando como sua amiga”, “É para o seu bem e outras falas que, na verdade, dizem mais sobre você e sua vontade que ocorra uma mudança, do que ao Outro.

No mais, atenção, respeito e água benta, nunca fizeram mal a ninguém!

Com respeito e carinho,

Sua psicóloga,

Priscilla Freund

Priscilla Freund

Psicóloga Sistêmica com especialização em Terapia Familiar e de Casal pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Coach Executiva membro da Sociedade Latino-Americana de Coaching com especialização em Gestão Estratégica de Pessoas: Carreiras, Liderança e Coaching pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

Desenvolvido por : Priscilla Freund

Endereço

Rua Comendador Miguel Calfat, 128 cj. 904 |
Vila Nova Conceição | São Paulo – SP |
CEP: 04537-080

Contato

Agendamentos

Cadastre-se para obter Newsletter

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

©2019. Priscilla Freund. Todos os direitos reservados.
Site desenvolvido por Agência Levicius