Muito se fala sobre pessoas com “temperamento difícil” – sim, pessoas que são percebidas como difíceis de lidarmos e que, na maioria das vezes, apresentam características em comum.
Sabia que há características comuns em pessoas que apresentam transtornos de personalidade também? E por elas, cito: a rigidez nos pensamentos e comportamentos, a evitação em acessar conteúdo emocional e claro, a dificuldade em manter relacionamentos interpessoais.
Selecionei alguns pontos bem característicos:
Rigidez:
Uma das marcas registradas dos transtornos de personalidade é a presença de padrões invasivos, inflexíveis e duradouros na interpretação das situações e do comportamento dos outros. Essa inflexibilidade é percebida como círculos viciosos de como a pessoa se relaciona e lida com o estresse, por exemplo.
Evitação:
Essas pessoas evitam falar dos seus sentimentos, evitam sequer, pensar a respeito de como se sentem. Seus pensamentos e sentimentos são frequentemente evitados ou bloqueados, até por serem dolorosos, a ansiedade associada a lembranças nos apresenta um condicionamento aversivo, portanto, altamente evitado.
Dificuldade Interpessoal:
Relacionamentos interpessoais disfuncionais, repletos de mal-entendidos, de intrigas, de crises e conflitos. É um tal de “quem disse o quê que magoou”. Essa característica é a primeira a ser percebida e podemos associar a transtornos de personalidade como: Paranóide, Dependente, Histriônico, Borderline e Evitativo.
Essas são algumas características que podem contribuir, inclusive, para um diagnóstico.
Lembre-se: NENHUM post em redes sociais substitui um diagnóstico minuciosamente fechado por psiquiatras ou psicólogos. Tudo bem?
Com carinho da sua psicóloga,
Priscilla Freund